SAFRA: 2010
REGIÃO: Riverina (Nova Gales do Sul)
TIPO: Vinho Tinto, 100% Durif
ÁLCOOL: 14,0%
HISTÓRICO: Apesar de ser portador de uma rara alergia causada pelos ácidos no vinho que o impede de engolir esta bebida, a visão e determinação de Bill Calabria colocam-no no topo da lista dos produtores que elevaram enormemente a qualidade dos vinhos elaborados em Riverina nos últimos anos. Estabelecida em 1945 por seus pais, imigrantes italianos, em Griffith, no coração de Riverina, que é a segunda maior região produtora da Austrália. De lá saem 70% dos vinhos do Estado de Nova Gales do Sul e a região é famosa por seus vinhos de sobremesa estilo Sauternes. O reconhecido crítico James Halliday concedeu cinco estrelas à vinícola em seu Australian Wine Companion. Esta safra ganhou 90 pontos de Halliday, dupla medalha de ouro no San Francisco Wine Competition e prata no prestigiado Shanghai International Wine Challenge e no Vienna International Wine Challenge 2014.
A variedade Durif é originária do Vale do Rhone, na França, e leva o nome de seu “criador”, doutor Durif. Na Califórnia é chamada de Petit Syrah, mas lá é cruzamento de Durif e Peloursin. Inclusive no Rhone, grande parte dos vinhedos, hoje em dia, tem essa composição. Na Austrália, após estudo de DNA, comprovou-se que é 100% Durif, além de manter o nome original. As bagas são pequenas, concentradas e preferem clima quente. Esta variedade apresenta cor negra e concentrada, alta carga tânica e elevado teor alcoólico, tudo isso conduzindo à uma longa guarda. A primeira safra saiu em 2000 e, desde então, são elaboradas cerca de mil caixas por ano.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Apresenta intensa, profunda e vibrante cor de tom violáceo. Exala aromas de suco de ameixa e chocolate. Com paladar encorpado de amoras maduras, ameixas e chocolate apoiado pelo agradável carvalho americano, que contribui com baunilha e coco. O vinho é suculento, com uma grande sensação de taninos generosos combinados com fruta doce e álcool na medida. Estagiou por 18 meses em carvalho americano. Ideal para acompanhar rosbife, osso bucco, pato com alho e ervas, parmesão e queijo cheddar vintage.
ENVELHECIMENTO: Este vinho está muito bom para beber agora, mas melhorará com envelhecimento a longo prazo.