Block 50 Shiraz

SAFRA: 2018
REGIÃO: Central Ranges/Orange (Nova Gales do Sul)
TIPO: Vinho Tinto, 100% Shiraz
ÁLCOOL: 14,0%

HISTÓRICO: Cumulus fica na região demarcada de Orange GI, a maior e mais alta região vinícola de clima frio da Austrália. Os vinhos de altitude e com luz solar constante têm tonalidades incríveis, corpo médio, e são mais frutados, crocantes e vibrantes. Comparando com regiões quentes, obtém-se metade do volume de uvas de cada videira, mas o dobro da intensidade do sabor. A acidez mais elevada é a chave para a perfeita harmonização com comida. Com vinhedos de 508 hectares, possui uma das maiores “estate vineyards” em Nova Gales do Sul, com a totalidade das uvas cultivadas pela própria vinícola, assim como todo o processo de elaboração. Espalhado pelas colinas de Boomey, o vinhedo, situado em solo muito antigo, continuamente sobe e desce abaixo da marca de 600 metros acima do nível do mar, tornando-o um dos poucos de denominação dupla na Austrália. Fundada em 2004, é a mais premiada vinícola dessa região de Orange e recebeu 4/5 estrelas de James Holliday, no guia Australian Wine Companion.

Block 50 é cultivado de forma sustentável e orgulha-se de fazer parte de uma ampla gama de práticas vitivinícolas sustentáveis, incluindo a utilização de tecnologia para melhorar a saúde do solo, reduzindo o uso de água, usando ovelhas para minimizar as ervas daninhas entre as linhas de cultivo e plantação de árvores em toda a propriedade. As técnicas permitem que as vinhas prosperem naturalmente, produzindo frutas com incrível profundidade e puro caráter varietal. A mão precisa da enóloga Debbie Lauritz é responsável pela elaboração dos vinhos.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Apresenta visual em tom vermelho tijolo. São realçados os aromas de frutas vermelhas e pretas. No paladar, é generoso e frutado, com ameixas maduras e groselhas. Este vinho estagiou em carvalho francês por seis meses apenas – para manter o paladar de frutas suculentas. O carvalho sutil garante que o vinho seja complexo, com taninos mastigáveis e proporcionando excelente persistência. Uvas de várias parcelas foram misturadas para obter o melhor blend de frutas, tanino e peso no paladar. Servir com cozinha italiana, incluindo massas à base de tomate ou pizza.

ENVELHECIMENTO: Pronto para ser degustado ou adegar por até dez anos.