SAFRA: 2016
REGIÃO: Riverina (Nova Gales do Sul)
TIPO: Vinho Tinto, 100% Nero D’Avola
ÁLCOOL: 14,0%
HISTÓRICO: Apesar de ser portador de uma rara alergia causada pelos ácidos no vinho que o impede de engolir esta bebida, a visão e determinação de Bill Calabria colocam-no no topo da lista dos produtores que elevaram enormemente a qualidade dos vinhos elaborados em Riverina nos últimos anos. Estabelecida em 1945 por seus pais, imigrantes italianos, em Griffith, no coração de Riverina, Westend produz cerca de cinco milhões de litros por ano. Riverina é a segunda maior região produtora da Austrália e de lá saem 70% dos vinhos do Estado de Nova Gales do Sul, sendo famosa por seus vinhos de sobremesa estilo Sauternes. O clima de estilo mediterrâneo permite que as uvas amadureçam bem devagar e desenvolvam sabores muito frescos. Recentemente, a vinícola, antes Westend Estate, passou a chamar-se Calabria Family Wines, em orgulhosa homenagem à família que teve início humilde e que hoje destaca-se como leading player nos mercados doméstico e internacional. O reconhecido crítico James Halliday concedeu cinco estrelas à vinícola em seu Australian Wine Companion. Em 2017, este vinho ganhou Medalha de Ouro Dupla no San Francisco International Wine Competition e Medalha de Ouro no Viena International Wine Challenge 2016. James Halliday concedeu 90 pontos.
Nero D’Avola é a tinta mais importante da Sicília e uma das cepas autóctones mais relevantes da Itália. Leva o nome da cidade de Avola, no extremo sul da Sicília. Estes vinhos vêm sendo elaborados há séculos e, hoje, são comparados ao Shiraz do Novo Mundo, com taninos doces e sabores de ameixa e pimenta.
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Intensa e profunda cor vermelho com halo violáceo. O clima idílico de sol e ricos solos de Riverina permite que as bagas pretas e macias de Nero D’Avola exprimam seus aromas fragran- tes de cereja, ervas secas, um terroso e toques de defumado. O paladar flexível é longo e gentil, com taninos de fina linhagem. Passou por seis meses em carvalho francês. Este tinto combina belamente com qualquer coisa italiana… espaguete bolonhesa, salsicha com carne de porco e vitela, cordeiro assado e carnes de caça com ervas frescas, especialmente tomilho, sálvia e alecrim.
ENVELHECIMENTO: Pronto para ser degustado agora, mas tem potencial para ser adegado por dez anos.
.